top of page
ACV
Revisando relatórios na mesa

CONSULTORIA AMBIENTAL

ACV

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica desenvolvida para mensuração dos possíveis impactos ambientais causados como resultado da fabricação e utilização de determinado produto ou serviço. A abordagem sistêmica da ACV é conhecida como do “berço ao túmulo”, na qual são levantados os dados em todas as fases do ciclo de vida do produto. O ciclo de vida se refere a todas as etapas de produção e uso do produto, relativas à extração das matérias-primas, passando pela produção, distribuição até o consumo e disposição final, contemplando também reciclagem e reuso quando for o caso.

ABNT NBR ISO 14040: avaliação do ciclo de vida: princípios e estrutura. Rio de Janeiro: ABNT, 2009, 21 p.

ABNT NBR ISO 14044: avaliação do ciclo de vida: requisitos e orientações. Rio de Janeiro: ABNT, 2009, 46 p.

ABNT ISO/TR 14047: avaliação do ciclo de vida: exemplos ilustrativos de como aplicar a ABNT NBR ISO 14044 a situações de avaliação de impacto. Rio de Janeiro: ABNT, 2016, 91 p.

ABNT ISO/TR 14049: avaliação do ciclo de vida: exemplos ilustrativos de como aplicar a ABNT NBR ISO 14044 à definição de objetivo e escopo e à análise de inventário. Rio de Janeiro: ABNT, 2014, 53 p.

ABNT ISO/TS 14071: avaliação do ciclo de vida: processos de análise crítica e competências do analista: Requisitos adicionais e diretrizes para a ABNT NBR ISO 14044:2009. Rio de Janeiro: ABNT, 2018, 12 p.

Avaliação do Ciclo de Vida

Um estudo de ACV é estruturado por quatro fases principais: fase de Definição de Objetivo e Escopo; fase de Análise de Inventário; fase de Avaliação de Impactos e por último a fase de Interpretação dos resultados.

O gerenciamento dos projetos para mitigação dos impactos é realizado com base nas sugestões que podem estar contidas no estudo.

Upsustain - ACV.JPG
bottom of page